19.4.08

Carlos Cidade: Homem de valores e causas


A candidatura, de Henrique Fernandes, à concelhia de Coimbra, do Partido Socialista, tem vindo a apresentar, cada vez mais, nervosismo, próprio de quem teme a derrota.
Com efeito tive oportunidade de o verificar em Ceira, no passado dia 5 de Abril, quando fugiram ao debate com os poucos militantes, que conseguiram juntar na Casa do Povo de Ceira e fiquei a saber pelas notícias da passada segunda-feira, sobre a sessão que realizaram em Taveiro, onde entraram no insulto, no ataque baixo e sujo, no desrespeito para com os camaradas da lista opositora.
O Dr. Carlos Cidade e o Dr. Henrique Fernandes prometeram, reciprocamente, respeitar-se, fazer uma campanha na base do debate de ideias, com verdade, com elevação e sem ofensas pessoais.
O Dr. Carlos Cidade é militante do Partido Socialista há mais de doze anos, onde entrou por proposta do camarada António Guterres, personalidade a cima de qualquer suspeita.
O Dr. Carlos Cidade tem dado provas da sua competência, honestidade e fidelidade ao Partido Socialista através do seu desempenho nos diversos lugares que tem ocupado, nomeadamente na Assembleia Municipal.
Ser ex-comunista não é peçonha. Não inibe o futuro de um honrado militante do Partido Socialista. Não pode condicionar os legítimos anseios de um Homem, aceite pelas estruturas partidárias ao mais alto nível. Mesmo, ser comunista não é lepra, Dr. Paulo Penedos.
Ser Socialista é ser democrático, independente, tolerante, sem preconceitos tolhidos. Ser Socialista é ter ideias e ideais, é ter programa e estar aberto ao debate, não pode ser atacar pessoas, sejam elas de que partido sejam, muito menos de CAMARADAS SOCIALISTAS.
Não sei onde aprendeu essa forma de fazer politica. Lamento, muito, esse seu mau feitio.
Com essas afirmações também ofendeu outros socialistas, que muito têm dado ao Partido, que foram candidatos vitoriosos a autarquias, sobre a bandeira do PS, antes, ainda, de serem militantes, que deram muito do seu tempo e da sua disponibilidade, sem nunca esperarem nada em troca. Militantes que lutam pelos ideais, valores e causas do Partido Socialista, provavelmente, há mais tempo que o Paulo.
Caros camaradas concorrentes à concelhia do Partido Socialista de Coimbra, valores concretizam-se com atitudes, causas defendem-se com ideias. O ataque pessoal e a mentira não entram num debate com elevação.
Todos sabemos que o Dr. Carlos Cidade se ofereceu para unir o Partido, abdicando da sua candidatura, porém, sem abdicar dos seus valores e dos seus princípios. Sem virar costas aos camaradas que o acompanhavam, enfim, sem passar por cima de tudo e todos para atingir os meios que lhe eram propostos. O Dr. Carlos Cidade dispôs-se a fazer parte de uma lista nova, equilibrada, que integrasse os apoiantes de ambas as partes e continuasse a defender princípios, valores e causas.
Todos sabemos que nada disto foi aceite e que a contraproposta era inaceitável.
Já agora, temos treinador, temos jogadores, médico, massagista, roupeiro, adeptos (muitos) e temos táctica e técnica. Não me parece, pela amostra, que a equipe do Dr. Henrique Fernandes esteja assim tão bem apetrechada.
Lutemos todos por um PS mais forte e mais unido.

Horácio Santiago
(Elemento da Comissão de Candidatura)