1º Credibilizar – o PS só merecerá a confiança dos nossos concidadãos se for reconhecido, pelas mensagens e protagonistas, como uma alternativa credível;
2º Mudar – em qualquer organização ou entidade, por maioria de razão nas políticas, a mudança é sempre um factor de inovação e crescimento. Há muito que o PS em Coimbra estagnou!
3º Unir – nos últimos anos, no PS/Coimbra, usou-se a suposta unidade como argumento para angariar apoios. A verdade é que essa dita unidade foi sempre dos mesmos contra os mesmos. Há que unir verdadeiramente, reconhecendo as diferenças e respeitando a diversidade de opinião.
4º Abrir – os partidos políticos vivem há muito uma crise de afirmação reflectida na incapacidade de atrair novas ideias e novos protagonistas. Em Coimbra essa crise atingiu patamares críticos, por isso a única forma de ganhar o Município é trazer desde já para o nosso seio muitos dos que andam afastados e, ao mesmo tempo, criar plataformas onde participem independentes de mérito reconhecido na nossa urbe.
5º Respeitar – Ter memória é ter coragem. Por isso mesmo há um acervo colectivo no PS/Coimbra que importa ser respeitado e não apenas usado!... De igual modo a diferença de opiniões é sempre um ponto de partida e nunca uma menos valia.
6º Ganhar – Os partidos são instrumentos democráticos e servem para exercer o poder. Ganhar é a nossa ambição maior. Devolver os comandos de Coimbra ao PS é o nosso objectivo. Oferecer a Coimbra um futuro melhor é o nosso imperativo cívico.
RICARDO CASTANHEIRA