17.2.08

Discurso de candidatura



APRESENTAÇÃO DA CANDIDATURA DE
CARLOS CIDADE À PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO POLÍTICA CONCELHIA DE COIMBRA DO PARTIDO SOCIALISTA

11.FEVEREIRO.2008

Camaradas,

Quero agradecer a vossa presença. Como diria o nosso saudoso camarada Fausto Correia, quero cumprimentar todos e cada um de vós, por igual.

As circunstância da vida e, particularmente, da vida política, mostram a necessidade de em certo momentos nos termos que reencontrar.

Entrei para o PS pela mão do nosso camarada António Guterres.

A minha recepção e o enquadramento político no interior do PS de Coimbra, foram da responsabilidade de três camaradas: Fausto Correia, Victor Baptista e Manuel Machado.

Aprendi, pela minha vida política e experiência adquirida, a valorizar o trabalho dentro do PS, independentemente de quem o dirige, sem deixar de intervir de forma crítica quando necessário.
Todos me conhecem e sabem que tem sido assim e assim continuará a ser.

Muitos de vós sabem que, quando é preciso ajudar, eu estou presente.

Mas, também vos digo e proponho: que esta iniciativa não sirva para atacar camaradas, antes para prepararmos o PS para as batalhas futuras.

O PS é um partido solidário e fraterno, vamos ser nós a dar esse exemplo.

Que não esperem de nós colocar na lama o nome de camaradas, ou catalogar camaradas, sejam eles quais forem.

O que vos proponho para já, é que confraternizemos com o jantar e depois se inicie um debate sobre o futuro imediato na Concelhia de Coimbra do PS, mas virado para dotar o PS de capacidade de intervenção.

O PS cometerá um grande erro se continuar a virar-se só para dentro, deixando no terreno o nosso adversário: a coligação de direita que está na Câmara.

Estou perante camaradas que têm dedicado a sua vida a servir, nas suas áreas de intervenção. Vejo aqui muitos e bons camaradas.

E, nesta oportunidade, não posso deixar de fazer referência a um conjunto de camaradas e de recorrer à memória colectiva do PS de Coimbra.

A nossa disponibilidade tem que ser uma disponibilidade de respeito pelo PS de Coimbra, desde a existência da Democracia.

Inicia-se com o Secretariado da Região Centro, onde assumiram as suas tarefas de organização do PS, Fernando Valle, António Portugal, entre outros.

Posteriormente, os Secretários-Coordenadores de Federação, pois ainda não existiam Comissões Políticas Concelhias, como os camaradas João Fernandes, João Rui de Almeida, Manuel Machado, Luis Marinho e Fausto Correia.

E a partir de 1988, comn as alterações estatutárias, foram criadas as Comissões Políticas Concelhias, que no caso de Coimbra, tiveram como primeiro Presidente o camarada José Penedos, tendo sido eleitos seguidamente para exercerem essas funções os camaradas Henrique Fernandes, Victor Baptista e Luis Vilar, a terminar o actual mandato.

A todos, sem excepção, tenho o dever e a obrigação de respeitar, porque foram e tem sido as referências do PS e nos deixam um legado de trabalho pelo PS, que devemos registar.

Camaradas,

Quero-vos dizer que estou preparado e preparado com uma profunda exigência.

Tenho ao longo da minha vida tido a capacidade e determinação suficientes para, perante a injustiça e o atentado aos direitos dos cidadãos, afrontar e lutar contra essas injustiças.

Pelo que estou em condições de assumir o papel que vos desafio a acompanhar, com um novo estimulo na afirmação do PS.

Como já atrás referi, o PS cometerá em Coimbra um grande erro se continuar a virar-se só para dentro e deixar no terreno o nosso adversário: a coligação de direita que está na Câmara Municipal.

A cidade e as suas 31 freguesias, não aguentam mais que o PSD, o CDS e a CDU continuem na governação do Municipio, a fazerem o que tem feito e a dar a imagem negativa de Coimbra, que ela não merece.

O PS tem que ser o Partido liderante de uma esquerda moderna, como tem referido o nosso camarada Secretário-Geral, mas também competente e que seja sedutora.

Todos juntos, temos que manter um debate aceso, que revele que temos conhecimento dos problemas e a capacidade para apresentar propostas credíveis.

É neste caso de louvar a constituição do Conselho Consultivo, mas é preciso ir muito mais além.

Camaradas,

Coloco ao serviço do PS, todo o meu saber, todo o meu entusiasmo, toda ainha dedicação, a minha vontade de lutar pelos valores do PS e causas por Coimbra, com propostas de modernidade.

Temos que preparar o nosso PS, para um projecto, decididamente virado para o futuro, capaz de transformar o PS numa plataforma vibrante dessa modernidade, mas também de solidariedade e fraternidade.

Camaradas,

A imagem do PS, tem que ser preservada a todo o custo, dando estabilidade, rejuvenescimento e coesão ao Partido.

O PS passará connosco a ter uma liderança combativa e afirmativa, á luz da tal visão moderna, dentro dos valores socialistas.

Camaradas,

Eu vou precisar dos votos dos militantes, do vosso empenho, mas o PS vai precisar ainda mais desse empenho.

Todos sabemos que as questões internas do PS dizem respeito à Democracia, mas não podemos esquecer, que Coimbra quer saber como vai correr o nosso debate e quais as escolhas que iremos fazer.

Este debate que hoje se inicia, estava a ser preciso, mas só dará frutos se for entendido pelos cidadãos, se for feito com elevação de cidadãos livres, mas responsáveis, como é timbre dos socialistas.

Camaradas,

O PS enquanto liderou os destinos de Coimbra e das suas freguesias, trabalhou, apresentando resultados que não envergonham a cidade, pelo contrário a honram, recordando a obra da Drª. Judite Mendes de Abreu, do Dr. Mendes Silva e do Dr. Manuel Machado.

A actual Câmara Municipal falhou!

Em apenas dois mandatos, os fumos de iliagalidade, de poucos escrúpulos, são o pão nosso de cada dia.

Nunca Coimbra, em tempo algum, foi tão falada, pelas piores razões, e que tem o seu epicentro no Edificio da Praça 8 de Maio.

Coimbra, perdeu tempo com estes dois mandatos da coligação de direita.


Camaradas,

Coimbra, tem de apostar na resolução dos problemas que se mantém e que impedem a vivência do desenvolvimento, em todos os aspectos da sua vida enquanto urbe.

Essa aposta, só pode ser com um PS forte, coeso e unido, que a partir de hoje temos a responsabilidade de assumir.

VIVA COIMBRA!

VIVA O PARTIDO SOCIALISTA!


Coimbra, 2008.02.11